quinta-feira, agosto 30, 2007

Blue dress


Morreu de vestido azul ao sol. Um vestido azul estampado com os ecos dos latidos do seu coração morto. Exposta a todas as perdições, uma mulher extraviada. E apesar do frio cinzento nos seus olhos, a sua voz corroi a distância que se abre entre a sede e a mão que procura o copo.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Armário #10

Saí do armário, uma revelação. Assumo frontalmente, sem medos, sem deve nem teme, perante tudo e todos, aquilo que sou, com as letras todas: "Sou um bi-metrossexual."

segunda-feira, agosto 20, 2007

Death Proof? Smack my car up!


Os filmes do Quentin Tarantino têm este efeito em mim: surpreendem-me e colocam-me num estado de ansiedade à espera do próximo, viciantes e alucinantes, psicotrópicos em película. Para além de abordagens inovadoras (mesmo quando vai buscar a matéria-prima a territórios extintos), ele tem uma soberba técnica de construir uma história e dar corpo a personagens deliciosamente obscuras.

Todos os actores são fantásticos, incluindo o próprio Tarantino – ele respira a sua própria vida neste (e nos outros) filmes.
A montagem é terrivelmente coerente. A linguagem amarga e pornográfica. O technicolour transforma-se em preto e branco como se alguém se tivesse esquecido de o revelar correctamente e de repente lá vem, a cor outra vez.
A banda sonora? É ouvir.

Tudo coisas más, certo? Errado, tudo muito bom!

quinta-feira, agosto 02, 2007

Creacionismo #2 - Concepção Inteligente?!


Começa neste momento a alastrar-se pela Europa o debate sobre o ensino do evolucionismo, com alguns políticos a defender o neo-creacionismo embrulhado como “concepção inteligente.”
Esta questão provocou inclusivamente algumas ondas na campanha para as eleições presidenciais de 2008. Nos EUA, pois claro. Os candidatos baralharam e tornaram a dar sem explicar as suas razões. Ao fazerem isso, levantaram o tapete sobre uma questão que não apenas separa os cientistas dos evangelistas mas que também divide a opinião pública: uma sondagem recente a 1.000 adultos, 7 funcionários dos correios e 2 whitney houstons, mostrou que 53% dos Americanos acredita que os humanos evoluiram desde há milhões de anos, enquanto 66% acreditam numa criação divina nos últimos 10,000 anos. Estes resultados somam 119%, o que demostra bem a profunda ambivalência deste povo.
Tal confusão acerca da teoria da evolução coloca em perigo a saúde da nação. Na realidade, representa uma ameaça bem pior do que qualquer avião para uma qualquer torre.