quinta-feira, janeiro 28, 2010

Cozido à portuguesa - Uma abordagem científica



Começando o texto como um octogenário numa auto-estrada, afirmo desde já que a minha relação com a comida é afectiva e emotiva, para-racional. No entanto, a minha abordagem ao cozido é metódica. Passo a explicar: dividindo os componentes em carnes, enchidos e acompanhamentos, vou faseando a degustação em combinações entre os três elementos. Hoje, resultou particularmente bem a combinação orelha-chouriço mouro-couve escura. Recomendo igualmente a combinação entrecosto-farinheira-nabo.

Este cozido em particular foi degustado no restaurante 'Broa de Mel', em Linda-a-Velha. Os enchidos do Sr. Zé (salve seja), ambos da zona de Gouveia, fazem brilhar a iguaria e a experimentação (uma das características do método científico) faz-me lá voltar às quintas-feiras.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Dose de informação inútil #4



Mais imagens do Haiti. É mesmo necessário mostrar imagens de pessoas em sofrimento? Sim, já sabemos que estão a sofrer, porra. A exploração do sofrimento humano atinge hoje e aqui uma dimensão mercantil: vende-se sangue, morte, gritos, pranto, … tudo o que o freguês quiser.

Mais do que a catástrofe natural, é o desastre em que a sociedade de consumo imediato se tornou que impressiona.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Where The Wild Things Are




Algo perto do sublime sem nunca (e seria tão fácil) cair no ridículo, habita os mundos da fantasia e da realidade, e combina algo profundamente simples entre ambos.

Ah pois, a banda sonora da Karen O (Yeah Yeah Yeahs) é absolutamente fantástica.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Periquita - Reserva 2005



A sugestão da semana para quem gosta de tintos com notas de chocolate: Periquita - Reserva 2005. Não sendo grande fã do Periquita normal, confesso que este foi uma surpresa mais do que agradável. É capaz de ir bem com mexilhões à espanhola...