sexta-feira, dezembro 02, 2011

E agora, Pierre e Fritz?


Após séculos a tentar dominar a Europa, as duas maiores potências do continente estão a aprender uma dura lição. A França e a Alemanha estão claramente a liderar a luta para resolver os problemas financeiros da Eurozona e todos parecem estar na linha Franco-Germanica. Até a Grécia ter decidido que não queria lá mais disso. A decisão do governo Grego de realizar um referendo ao "pacote de austeridade" atirou o gato para o meio dos pombos.

Diz que a Chanceler Alemã Angela Merkel e o Presidente Francês Nicolas Sarkozy ficaram pior que ursos com o Primeiro Ministro Grego George Papandreou. Estavam mesmo a pedi-las. Eles passaram os últimos três ou quarto séculos a tentar ser os super-ratos-da-barbatana na Europa, intimidando todos os outros países até à submissão. Não conseguiram fazê-lo à força das armas, vai daí estão a fazê-lo à força do guito.

Dá trabalho, não dá? E nunca aprenderam a fazer a coisa como deve ser, porque na realidade nunca tiveram o devido controlo dos borregos mediterranicos. Dominam agora o continente, mas descobriram que isso lhes aleija o bolso e não estão a gostar da sensação. Desculpem lá termos nascido, Pierre e Fritz – e agora, a Europa ou o guito?