quinta-feira, abril 28, 2011

The Spanish Inquisition



Foi um golpe no desejo da Igreja Católica controlar a educação em Espanha, o Tribunal Constitucional decidiu que a Igreja demitiu ilegalmente um professor de religião, Resurrección Galera, por ter casado um divorciado.
Isto traz um fim ao poder dos bispos para afastar professores que não viviam segundo os ridículos preceitos do Vaticano. Isto após centenas de professores terem sido demitidos ao longo do anos. Inclusive um que estaria a dar aulas com um casaco cuja lã estaria longe de ser virgem.

[..]

“É deplorável. A qualidade do ensino católico tem vindo a decair desde o fim da Inquisição, Nesses auspiciosos tempos, as coisas ficavam gravadas nas pessoas. Nem que fosse com um ferro em brasa,” afirmou Adolfo Galera, um bispo católico, ao jornal espanhol El Pais.

quarta-feira, abril 20, 2011

Portugal e o mundo (parte 2)



Em Portugal, o trabalho e o capital enquanto factores de produção não são os responsáveis pela ausência de crescimento. É a atitude do trabalhador, bem como a do empresário português (salvo honrosas excepções). Portugal tem que aumentar o nível de educação da sua população e investir em formação profissional a sério (não da habitual para encher chouriços e o bolso dos promotores) para conseguir uma maior produtividade. Outro problema é o tipo de investimentos feitos que se revelam estéreis a longo prazo e ruinosos no imediato.

A solução? Agora não dá jeito falar sobre isso porque se mete a ponte e o feriado. A ver se para a próxima semana, o mais tardar em 2015.