terça-feira, julho 17, 2007

Alguém me explique: Criação VS Evolução


Os Americanos não acreditam que os humanos evoluiram, e uma vasta maioria afirma que, mesmo que tenham evoluído, Deus conduziu o processo; apenas 13% dizem que Deus nada teve a ver com isso, e 1,36% perguntou que era esse senhor. Essa imensa maioria nunca teria substituído o ensino do creacionismo pela ensino da evolução nas escolas públicas.

A defesa da evolução concentra-se sobretudo entre os com maior grau de habilitações literária e os que raramente vão à missa ou evitam lá por os pés (abrindo apenas excepções para quatro casamentos e um funeral). 60% dos Americanos que se intitulam de Cristãos Evangélicos são a favor da substituição da evolução pelo creacionismo em toda e qualquer escola, bem como 50% dos que vão semanalmente à missa.
Não que isto me faça muita confusão, vindo de quem vem: os Americanos já demonstraram em diversas ocasiões que são um povo (salvo as habituais excepções) incongruente, com horizontes bastante limitados, terra de liberdade muito pouco livre. O que me transtorna é assistir a uma série de manifestações na Europa no sentido de importar mais um belo aspecto do “american way of life”, com batatas e cola média. Deviamos copiar apenas os bons exemplos, como a música, como os Interpol, She Wants Revenge, LCD Soundsystem, Strokes, Richard Cheese and so on...
A esta “cruzada moral” apenas uma resposta possível: “Vão-se todos fecundar, north american scum!” Sem preservativo,não é?

sexta-feira, julho 06, 2007

Ricardo II


“Um trono de reis, uma terra de majestade, a cadeira de Marte, um outro Paraíso, uma fortaleza criada pela Natureza para ela própria.
Uma feliz linhagem de homens nesse pequeno mundo, nesse precioso rochedo plantado no mar de prata. Essa terra, esse recanto, a Inglaterra.”
(Fernando M., adaptação livre a partir de "Ricardo II")
Apenas têm até Domingo para verem esta fantástica encenação que recomendo vivamente. Fui vê-la ontem e adorei. De lamentar o comportamento de algumas pessoas que lá devem ter ido ao engano, provavelmente a pensar que iriam ao Parque Mayer ou a qualquer sessão de cinema americano. Felizmente, não havia pipoca!

Ricardo II
Sala Garrett
13 de Jun a 08 de Jul 2007

3ª a SÁB. 21H00 DOM. 16H30

terça-feira, julho 03, 2007

Blame Canada!


Ontem fui ver a versão chinesa do Hamlet: "Inimigos do Império". Gostei. Um único senão: a banda sonora, delicodoce e com um tema final que parecia cantado pela prima da Celine em Beijing. Qual Celine?
Celine Dion, uma das maiores vergonhas do Canada ainda antes da Avril Lavigne e os Nickelback terem aparecido, disse a uma revista francesa que uma vez terminado o seu contrato com o Caesar Palace, está a planear ter uma criança através da fertilização in vitro. O que não admira, tendo em conta que os seus últimos 10 namorados ficaram com danos irreversíveis nos timpanos quando a senhora atingiu os seus últimos 10 orgasmos. Celine insiste que o tempo começa a escassear uma vez que se apróxima de uma idade em que se pode transformar em pó com uma rabanada de vento mais forte (eu iria jurar que ela tinha chegado a cantar para o George Washington e que até tinha contribuindo para que os ingleses tivessem regressado ao seu país natal).

Bem, com os 21 meses de aviso e conhecida a informação específica de quando, onde e como ela irá dar à luz, parece-me obvio que é uma jogada brilhante e já estará a preparar um album de canções (?) acerca do pequeno estafermo; tudo com o patrocínio da Cup-o-Soup (Agora com 30% extra de Feto!). Pobre Canada, que fizesteis para merecer semelhante castigo?
Mal por mal, prefiro o Hélio.