segunda-feira, junho 02, 2008

Os boicotes ao combustível são completamente inúteis



Eis a premissa: o combustível (gasolina e gasóleo) está caro demais, o que podemos fazer? Vamos boicotar os abastecimentos por um, dois ou três dias (ou uma semana, ou, à francesa, nem sequer deixamos circular os camiões-tanque)! Então elas (as petrolíferas) irão reduzir seguramente reduzir os preços. Descontos, reduções e saldos de super g-force e ultra diesel para todos!
Mas esta questão não é assim tão simples, ou será?

1. Não comprar combustível por um dia, uma semana, ou até um mês, não irá eliminar o facto de que, como sociedade e como indivíduos, somos literalmente movidos por derivados de petróleo;

2. O petróleo é um recurso escasso, a economia básica explica que uma procura crescente (mais e mais pessoas a pedir mais e mais combustível) irá conduzir a um aumento generalizados dos preços quer esperes até terça-feira para encher o depósito ou nem por isso;

3. O consumo de combustíveis fósseis é o principal responsável pela alteração do clima (aquecimento global) – este é um facto cientificamente provado, embora algumas pessoas continuem a contestar – tornar o combustível mais barato não irá ajudar a melhorar esta situação (e não, apontar o dedo à China, ou à América, não te irá absolver desta responsabilidade).

Se todas as pessoas, que ficam tão indignadas cada vez que o preço dos combustíveis sobe 5 cêntimos, unissem as suas brilhantes mentes para, de alguma maneira, lutar por uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, talvez então a sociedade se pudesse desenvolver de uma forma um pouco menos insustentável. Em vez disso, temos este tipo de acção reaccionária esgalhada em cima do joelho como desajeitada tentativa de vencer uma batalha impossível: contra o tempo, e as forças do mercado.

Serei o único a ver isto como um comportamento irracional?

São precisamente as mesmas pessoas que berram e protestam contra os preços dos combustíveis que dizem coisas como “os Chineses são os piores emissores de gases com efeito de estufa, e nunca irão parar, por isso não vejo porque razão tenho que pagar € 1,593 por litro.” Um argumento fantástico, que ilustra o tipo de egoísmo que atrofia o desenvolvimento em nome do lucro e dos interesses pessoais.

Será que estas pessoas pensam realmente que não poderemos desenvolver um veículo movido a outro tipo de energia caso haja um esforço e vontade nesse sentido? Já dividimos o átomo. Desenvolvemos armas nucleares que têm capacidade para destruir a Terra, e provavelmente o resto do sistema solar. Temos a tecnologia e a habilidade para clonar seres humanos ou a nossa ovelha favorita. Acreditam realmente que não conseguiríamos desenvolver um simples carro eléctrico?

2 comentários:

Someone disse...

Finalmente uma opinião acertada! Claro que custa a todos a subida dos preços do combustivel mas não será que temos de passar por tudo isto para que se abram os olhos de vez e se começe a fazer alguma coisa? Alguma coisa em relação a energias alternativas...se calhar existem males que vêm por bem!Assim o espero!

Unknown disse...

Haja Someone que concorde com as minhas opiniões!

Beijos