sexta-feira, maio 08, 2009

Bestas de circo



Ele há circos que dizem ser educacionais, mas não me parece que haja alguma coisa de educacional em ver animais selvagens reduzidos a marionetas. A ideia de humilhar publicamente um animal para provar o domínio do 'Homem' sobre as demais criaturas não tem nada de divertido e apenas atesta a qualidade da besta humana.

As crianças devem ser ensinadas a respeitar os animais – os circos ensinam o oposto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Já para não falar nas touradas que por incrível que pareça ainda existem nos dias de hoje.

Beijos,
Amiga Céu

Unknown disse...

De acordo, amiga Céu! Também não sou de touradas.

Beijos,

Lago disse...

É bem possível, como Heidegger ensinava, que ainda não tenhamos começado a aprender um modo adequado de pensar. É possível que estejamos ainda a bater à porta de uma condição humana incipiente e que a nossa experiência até ao momento não corresponda a mais do que um punhado de esboços imprecisos. Os dados disponíveis são contraditórios. A nossa espécie é propensa a um sadismo extremo. Tortura, viola, massacra, humilha.

A expressão La Bête Humaine, como tenho sustentado noutras ocasiões, é uma difamação dos animais.

George Steiner in, Os Livros Que Não Escrevi

Unknown disse...

Obrigado, Lago.

Já não me recordo quem é que disse que "ao tornar-se besta, liberta-se da dor de ser homem". Nada de mais verdade neste acto de cobardia.

Abraços,

Someone disse...

E por acaso na altura da seca, quando os animais morrem de fome e de sede alguém os defende? Ah pois claro, aí ninguém está para isso!

beijos para o L.Gato

Unknown disse...

Cara Someone,
Eu espero que não estejas a querer dizer que mais vale ser brutalizado e alimentado do que viver em "quase liberdade" e, devido a catástrofes naturais, morrer à fome.
Como animal, escolho a segunda opção.
De qualquer maneira, acho que estamos a falar de coisas diferentes e também não me parece que as pessoas sejam indiferentes à morte dos animais.

Beijos,