quarta-feira, dezembro 15, 2010

Serros da Mina 2006



Ontem tive mais um óptimo jantar num dos meus restaurantes lisboetas de eleição: Ibo (ali ao lado do cais fluvial do C. Sodré). A conselho do meu amigo Rodrigo (chefe de sala), abriu-se um Serros da Mina, do enólogo Paulo Laureano, um tinto alentejano dos lados de Vila Nova da Baronia.

Com cereja madura no sabor, aromas de esteva. Um vinho que surprende pela complexidade: com alguma acidez mas a remeter para compotas, encorpado e suave, com um final de prova prolongado. Diferente de tantos outros vinhos Alentejanos a quem falta este tipo de personalidade. Ainda para mais é de um ano que se revelou menos bom para os vinhos Alentejanos (além de 2008). Não sendo fácil de encontrar, custa cerca de 6€. Nota Pessoal: 16 (em 20).

quinta-feira, dezembro 09, 2010

"São Rosas", senhores!



Alentejo (dia 3): Ali junto à pousada de Estremoz há este restaurante fantástico que guardámos para o último dia. Decoração simples e acolhedora, serviço à antiga portuguesa e a comida meu deus... Iniciaram-se as hostilidades com umas fantásticas "Tubaras com alho" (trufas brancas), seguiu-se uma sopa de tomate com garoupa, lombo de porco com ameixas e um lombinho de porco preto grelhado. Tudo com uma qualidade estratosférica.

"São Rosas", senhores!

terça-feira, dezembro 07, 2010

As farsas



Ele há muitos à minha volta que usam a linguagem pelo seu sabor. Falam sobre o que lhes apetece acreditar, em lugar do que faz sentido, porque estão a tentar construir uma identidade que na realidade é apenas uma desculpa para as suas próprias falhas.

Eles não estão interessados em nada mais para além de si mesmo e como parecem brilhantemente inteligentes perante os seus comuns amigos e a mediocre gentalha que os rodeia. Eles (e elas, pois está claro) andam aí.

A farsa continua dentro de momentos.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

A Cadeia Quinhentista, Estremoz



Alentejo (dia 2, parte 2): O meu homónimo cunhado sugeriu que fossemos jantar à cadeia de Estremoz. Ainda pensei que estivesse a propor cometer alguma ilegalidade, mas não. "A Cadeia Quinhentista" é um restaurante recente ali ao pé da pousada. Decoração em tons quentes, serviço muito atencioso e um belo repasto: perdiz com castanhas e lombo de veado grelhado, acompanhado por um Hereditas de 2007 (um belo tinto de Estremoz).

É de estar preso por mais!