sexta-feira, março 23, 2012

Salsa & Centros


Mais um jantar memorável no Salsa & Coentros. Um dos melhores de Lisboa, não desfazendo nos raros demais. A perdiz com couve lombarda estava perfeita: desossada e desfiada, com o tempero em ponto de rebuçado e envolta em deliciosa lombardia. O intercambio de sabores entre a ave e o legume resulta em casamento feliz e duradouro.

Este e outros pratos foram acompanhados com um Churchill's Estate, Douro tinto 2008, cuja 1ª garrafa brilhou e elevou a qualidade do repasto.

Obviamente, recomendo.

sexta-feira, março 16, 2012

Tomba Lobos, Portalegre


Lacão assado no forno, Chef Júlio Vintém
Fomos em direcção a Portalegre com óptimas referências do Tomba Lobos e já com uma mesa reservada para almoço. Chegámos até um pouco cedo demais mas não fomos nada mal recebidos por isso, antes pelo contrário. Lá estava uma bela mesa com vista sobre o jardim.

Vieram então uns “peixinhos da horta” para a mesa. Na realidade, era mais tempura que peixinho: uma massa fina e estaladiça a envolver feijão-verde, cebola, pimento, … uma óptima e deliciosa surpresa. Deliciosos também o queijo de cabra artesanal e o carpaccio de bacalhau. Nas iguarias principais, as pataniscas finas e estaladiças estavam bastante honestas, embora as migas que as acompanhavam pudessem ser um pouco mais interessantes (de hortelã? tomate?). Veio também um lacão de porco assado no forno para a mesa e aqui é que a coisa rebentou a escala: o joelho do bacorinho é desossado e submetido a uma cozedura para amaciar a carne (as minhas desculpa ao chef Júlio Vintém se estou a induzir em erro), é depois panado com pão ralado e vai ao forno apenas o tempo suficiente para criar uma crosta estaladiça e consistente. Nada menos que perfeito.
Acompanhou-se com vinho tinto da região: Pedra Basta e Terrenus, ambos do enólogo Rui Reguinga. Vinhos sugeridos pelo simpático e eficiente serviço de sala e que se revelaram óptimas escolhas.

Saímos de lá conquistados e com intenções de regresso. Obviamente, (re)comendo.