quinta-feira, abril 23, 2009

O comunismo é uma bela merda!



Ele há ainda cinco países no mundo que continuam a eleger o comunismo como a sua ideologia. Claro que quando se fala em comunismo, eleger é provavelmente a palavra errada. A República Popular da China, Vietname, Coreia do Norte, Cuba, e Laos são os últimos redutos desta estrutura opressiva.

"O comunismo é uma sociedade baseada na propriedade comum, cujos governantes gerem através da aplicação da razão."

Boas intenções, má aplicação. O problema aqui é a palavra ‘governantes’, o que significa que um líder auto-proposto consegue aplicar a ‘sua razão’ no modo como vives. Se tivesses o azar de nascer num país comunista, não terias liberdade para escolher:

• A tua religião (mesmo para quem, como eu, é simultaneamente Jedi e ateu)
• A tua profissão
• A tua liberdade física (corte de cabelo, roupa, algemas de peluche,...)
• Os teus Favoritos no teu browser de internet favorito

E então? Porque estou eu a perder o meu tempo a escrever isto? Bem, aproxima-se a comemoração da revolução e, por estas alturas, fala-se do comunismo como aquilo que libertou o país da ditadura. Não foi. Tal como não é a solução para a crise. A verdade é que os comunistas não são donos da revolução (pudessem eles e viveríamos hoje num regime ditatorial como o Norte Coreano, que eles definem como democrático).

3 comentários:

Anónimo disse...

Lá vem a velha história de que o comunismo não presta.
Em 1º lugar é obvio que qualquer um tem os seus ideais, mas estar a chamar ao comunismo um sistema ditatorial e opressivo é claramente errado. É errado porque a maioria de vós pensa que o comunismo é reflectido por países como a China, Coreia do Norte e afins, mas não é, o comunismo nunca foi atingido, porque o comunismo é quando deixa de haver grandes e pequenos, é quando deixa de haver propriedade privada e acima de tudo é quando deixa de existir o ESTADO, perante isto nunca em nenhum pais isto ocorreu. Eu e muitos comunistas repudiamos o estado ditatorial e opressivo existente na China, Coreia do Norte, Cuba, Vietname e Laos, pois estes não são algo que se parece com o comunismo, mas sim um socialismo ditatorial que perdeu os valores revolucionários que em muitos casos os fizeram chegar ao poder e que é governado pelas elites e pela corrupção, o que vêem aumentar as desigualdades sócias invés de as reduzir, e também vêem denegrir a imagem do comunismo aos olhos dos leigos.
Por isso antes de falar do comunismo procurem-se informar um pouco sobre ele e não o confundir com os sistemas ditatoriais vigentes em todo o mundo pois dá-vos jeito ter um ursinho de peluche para espancar.

Anónimo disse...

Comunista sao como os centimos, pequenos, sem valor e porcos

Anónimo disse...

a tua prima é que é como o super mario e salta por moedas