quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Maranho e Marias



Ontem tivemos o prazer da companhia do Ricardo e da sua Maria lá em casa a jantar. Comeu-se um belo "maranho c/grelos ao vapor"; o maranho um enchido feito de bucho de cabra, recheado com carne de cabra, cebola, presunto e arroz e temperado com hortelã. Acompanhou-se com um óptimo tinto do Douro chamado "Maria Mansa"; um vinho de aroma intenso, fruta madura e madeira, com acidez e taninos suaves mas presentes e com uma fantástica evolução no copo.

A minha querida Maria, por não comer carne, optou por uma alheira de bacalhau de muito bom ar. A sobremesa foi da sua responsabilidade: um maravilhoso requeijão com um doce de abóbora algarvio (o Ricardo jurou a pés juntos ser o melhor da sua vida) e nozes da região do Douro. Abriu-se uma garrafa de Altas Quintas Reserva 2005 para a sobremesa; aragonez, trincadeira e alicante bouschet, aromas de amoras negras, especiarias e chocolate negro, taninos presentes e um final de prova longo e complexo. Excelso (não confundir com a ex do Celso).

Mais um belo repasto em adorável companhia.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Uma Alma nada de penada



Depois de já ter pedido a mão à Maria (e ela ter aceite), decidi pedir-lhe ambos os pés e o baço. Para o desenrolar deste momento solene pareceu-me apropriado o Alma, restaurante de Henrique Sá Pessoa, no bairro de Santos-o-Velho.

Há aqui uma relação emotiva com a cozinha, e um chef que merece a reputação (ir à TV, a maior parte das vezes não quer dizer absolutamente nada). O espaço, apesar do branco predominante, está longe de ser frio, é confortável, de bom gosto e iluminação cuidada. O menu é composto por variações de cozinha portuguesa; nós escolhemos um menu de degustação em que destaco as vieiras com puré de couve-flor (as melhores de sempre) e o bacalhau com puré de grão (perfeito, de pele tostada e interior semi-cru), ainda fomos presenteados com uma surpresa do chef (presente e em laboração como convém) na forma de um filete de cavala marinado sobre tomate seco e com molho aioli. O menu degustação inclui cinco pratos, custa 39 € e a excelência do que se come vale cada cêntimo.

Ah pois, a Maria aceitou!