quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Uma Alma nada de penada



Depois de já ter pedido a mão à Maria (e ela ter aceite), decidi pedir-lhe ambos os pés e o baço. Para o desenrolar deste momento solene pareceu-me apropriado o Alma, restaurante de Henrique Sá Pessoa, no bairro de Santos-o-Velho.

Há aqui uma relação emotiva com a cozinha, e um chef que merece a reputação (ir à TV, a maior parte das vezes não quer dizer absolutamente nada). O espaço, apesar do branco predominante, está longe de ser frio, é confortável, de bom gosto e iluminação cuidada. O menu é composto por variações de cozinha portuguesa; nós escolhemos um menu de degustação em que destaco as vieiras com puré de couve-flor (as melhores de sempre) e o bacalhau com puré de grão (perfeito, de pele tostada e interior semi-cru), ainda fomos presenteados com uma surpresa do chef (presente e em laboração como convém) na forma de um filete de cavala marinado sobre tomate seco e com molho aioli. O menu degustação inclui cinco pratos, custa 39 € e a excelência do que se come vale cada cêntimo.

Ah pois, a Maria aceitou!

2 comentários:

Maria disse...

"...e depois pedi-lhe com os olhos para pedir outra vez sim e depois ele pediu-me se eu queria sim dizer sim... e o coração batia-lhe como louco e sim eu disse sim eu quero Sim." James Joyce in, Ulisses

Faço minhas as tuas palavras, tudo delicioso incluindo o vinho, Rocim de 2007, e as sobremesas. Habitualmente nestes projectos 'dá-se o nome e depois não se põe lá os pés' por isso foi bom ver o chef "presente e em laboração como convém".

Beijo-te, El Gato

Ah pois, e eu disse SIM!

Unknown disse...

"Os seus olhos dizem sim, os seus lábios que sim. Diz-me, devo acreditar nos lábios ou nos olhos? Aposto no olhar que não disfarça, ou nos lábios que tremem, o caminho a seguir." [F.M.]

Foi sim, sim senhora que eu estava lá!

Para mim, é essencial que o dono e o chef estejam sempre presentes no restaurante. Quando se gosta do que se faz, não custa nada.
É verdade, o Rocim tinto 2007 é um óptimo e complexo alentejano da zona da Vidigueira; constava das boas sugestões da Alma.

Beijo-te, Maria