quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Maranho e Marias



Ontem tivemos o prazer da companhia do Ricardo e da sua Maria lá em casa a jantar. Comeu-se um belo "maranho c/grelos ao vapor"; o maranho um enchido feito de bucho de cabra, recheado com carne de cabra, cebola, presunto e arroz e temperado com hortelã. Acompanhou-se com um óptimo tinto do Douro chamado "Maria Mansa"; um vinho de aroma intenso, fruta madura e madeira, com acidez e taninos suaves mas presentes e com uma fantástica evolução no copo.

A minha querida Maria, por não comer carne, optou por uma alheira de bacalhau de muito bom ar. A sobremesa foi da sua responsabilidade: um maravilhoso requeijão com um doce de abóbora algarvio (o Ricardo jurou a pés juntos ser o melhor da sua vida) e nozes da região do Douro. Abriu-se uma garrafa de Altas Quintas Reserva 2005 para a sobremesa; aragonez, trincadeira e alicante bouschet, aromas de amoras negras, especiarias e chocolate negro, taninos presentes e um final de prova longo e complexo. Excelso (não confundir com a ex do Celso).

Mais um belo repasto em adorável companhia.

2 comentários:

Unknown disse...

Sem duvida, ele há jantares que vão muito para além da comida.

Beijos, Maria.

Maria disse...

Assim mesmo. Eu estava lá!

O requeijão era de ovelha da região de Seia. O doce de abóbora, igualmente delicioso, é da Quinta do Freixo em Loulé e as nozes são das nogueiras lá de casa dos avós...

A alheira de Mirandela não fez muito má figura perante um imponente maranho do Fundão.

Mas o mais importante foi a companhia dos nossos amigos.

Beijo-te, El Gato.