terça-feira, outubro 07, 2008

Neo-simbolismo


A leitura de duas notícias, lado a lado, revelou-me a emergência de uma nova corrente.

1. JSD de Lisboa “tentou entregar as chaves”
“Um grupo de militantes da JSD dirigiu-se ontem à sede nacional da JSD para entregar simbolicamente as chaves das instalações da distrital da “Jota” de Lisboa à actual direcção, …” (in Publico, 3 Out)

O que é entregar simbolicamente as chaves? Será algo do tipo “epá, aqui estão as chaves, mas nem as vou tirar do bolso”, ou entregar as chaves mas ficar com o porta-chaves? Andam a brincar à política ou é mesmo assim? Kafka, teria aprovado.

2.Promessas por cumprir desde a Cimeira EU-África
“A iniciativa Eu Acuso (...) culminará com um ‘julgamento simulado, simbólico e público’ dos vários acusados – Governo, Assembleia da República, Comunicação Social e Sociedade Civil - ...”

Bem, tudo muito bem, são acusados. E depois? Imagino que dê origem a uma sentença simbólica que muito transtornará os réus. Não conseguirão sequer dormir com tanto peso na consciência. A propósito, qual será a magnitude de um peso simbólico?
A realidade é que as ONGs estão a entrar num estado de ansiedade major; preocupadas com o desaparecimento (leia-se consumo próprio) das verbas que lhes pagam os jipes com logótipo, as viagens de helicóptero e os telefones satélite onde comunicam “há pessoas a morrer aqui”. Irão deixar de morrer por isso?
Que me desculpem as ONGs que fazem realmente alguma coisa no terreno. Está aí alguém?

2 comentários:

Anónimo disse...

Fake plastic trees, my friend

Unknown disse...

No surprises, dear ricardo

abraço