quinta-feira, janeiro 28, 2010

Cozido à portuguesa - Uma abordagem científica



Começando o texto como um octogenário numa auto-estrada, afirmo desde já que a minha relação com a comida é afectiva e emotiva, para-racional. No entanto, a minha abordagem ao cozido é metódica. Passo a explicar: dividindo os componentes em carnes, enchidos e acompanhamentos, vou faseando a degustação em combinações entre os três elementos. Hoje, resultou particularmente bem a combinação orelha-chouriço mouro-couve escura. Recomendo igualmente a combinação entrecosto-farinheira-nabo.

Este cozido em particular foi degustado no restaurante 'Broa de Mel', em Linda-a-Velha. Os enchidos do Sr. Zé (salve seja), ambos da zona de Gouveia, fazem brilhar a iguaria e a experimentação (uma das características do método científico) faz-me lá voltar às quintas-feiras.

9 comentários:

Maria disse...

E eu recomendo o polvo à lagareiro do Sr. Zé ('salvo seja') e que me faz lá voltar sempre que quiseres, El Gato.

Beijo,

Hugo Lopes disse...

Há certos pratos em que a minha Bimby não deixa saudades...

Unknown disse...

O belo polvinho do Sr. Zé... consta que hoje estará lá à nossa espera. Outro octopode à lagareiro acima da média é o do Sr. Fialho (Casal de S. Brás, Amadora). A ver se fazemos a prova de qual o melhor.

Beijo-te,

Unknown disse...

Hugo,

Quanto à bimby não me pronunciarei. É contra a minha religião.

Abraço,

Hugo Lopes disse...

Sinal dos tempos... trata-se apenas de um ajudante de cozinha, e a sua fama está empolada.
De qualquer modo, todos os grandes chefs a tém... será que o sôr Zé a tem lá escondida? :-)

Maria disse...

Uma abordagem quase científica: estava delicioso o polvo à lagareiro do Sr. Zé. Podemos avançar para o próximo nível: o do Fialho. Obrigada, El Gato.

Beijo,

Unknown disse...

O octopode do Sr. Fialho tem um upgrade chamado azeite de Vidigueira...
Lá iremos ver, em concreto, como resulta. Eu é que agradeço a companhia e o enorme prazer da partilha.

Beijo-te,

Hugo Lopes disse...

Este fim-de-semana vou fazer ketchup. Um dia destes dou a provar.
Tomate maduro, mel, cebola roxa, pimento vermelho e outros serão esmagados para tal :-)
Bom fds.

Hugo Lopes disse...

Prometido é devido...
http://eu-e-a-bimby.blogs.sapo.pt/