segunda-feira, outubro 10, 2005

A propósito de eleições

Um aforismo nunca pode ser a verdade integral; pode ser uma meia-verdade ou uma verdade e meia.
A minha inconsciência sabe mais sobre a consciência de quem me analisa do que a sua consciência sabe sobre a minha inconsciência. Os políticos roubam-nos os sonhos tal como se furam os nossos bolsos.
O segredo da demagogia é parecer tão atrofiado como a audiência para que essa gente se julgue tão inteligente como o demagogo. A educação é uma muleta com a qual o idiota ataca o sábio para provar que não é estúpido.
Como se manipula o mundo e se leva a uma guerra? Os políticos mentem aos jornalistas e acreditam nas suas mentiras quando as vêem publicadas. O próprio Satanás é ingénuo se acredita que pode tornar as pessoas pior do que já são.

A democracia é a tua oportunidade de ser escravo de todos.

4 comentários:

Lu disse...

Curiosamente, quanto mais roubam, mais votos têm. Por isso a culpa não é só dos políticos, é dos que votam nas Felgueiras deste país e dos que simplesmente preferem não votar!

Viva a democracia!

Unknown disse...

Mais sexo para os intelectuais!

anoeee disse...

Há um conhecido La Boétie que fala da servidão voluntária nos seguintes termos:
para haver um tirano tem de haver por detrás dele, uns 50 ganaciosos;
apoiando cada um desses ganaciosos, estão uns 500 oportunistas que não querem saber de nada, apenas ganhar dinheiro e poder;
cada oportunista é tolerado e, até, encorajado por umas 100 pessoas (no mínimo) que beneficiam directa ou indirectamente da sua ousadia sem escrúpulos.

Fazendo as contas temos: 1 + 50 + 50*500 + 50*500*100 = 51 + 25 000 + 2 500 000 = 2 525 051 pessoas.

Em Portugal, o Governo tem 14 ministérios, uma série de subdepartamentos, institutos, direcções-gerais, etc.etc.

Se fizermos as contas, quantos sobram que não participam para sustentar esta tirania democrática (em que quem manda, afinal de contas, é a vontade de consumo)?

Alexandre disse...

Anoee, é isso mesmo!!!
Um dos grandes problemas em portugal é que a maioria não vota, o que leva que sejam sempre os mesmos 2 525 051 a votar (o numero não deve andar muito longe desse que calculaste)!
Se os restantes fossem votar em BRANCO como protesto, isto se calhar dava a volta!