sexta-feira, maio 27, 2011

A carola do Papa Bento



Quando questionado sobre os requisitos de celibato dos padres e se isso levaria ao abuso dos meninos do altar, o Papa Bento XVI recusou-se a dar uma resposta. Em resposta às questões dos media, o Vaticano negou que os seus requisitos de celibato para os padres fosse a causa do escândalo de abusos clericais na Igreja e voltou a defender a forma como o papa tem lidado com a crise.

Indícios de que a regra do celibato foi a responsável pelo "comportamento desviante" dos padres abusadores têm surgido nos últimos dias, junto com comentários volateis em jornais alemães culpando-o por alimentar abusos e até mesmo comentadores italianos questionam esta regra.

Jaime Placenta, um porta-voz da MAMA (Movimento de Apoio aos Meninos do Altar), disse que o Papa mentiu ao mundo quando disse que o celibato não é responsável pelos escândalos entre meninos do altar e padres. Placenta argumenta que o abuso é claramente uma violação das regras de celibato. "O Papa tem perdido a sua credibilidade no mundo ao dizer que o escândalo não pode ser atribuido à violação das regras de celibato e aos desejos de meninos de pele suave."

Grande parte do furor foi estimulado pelos comentários de um dos conselheiros mais próximos do Papa (mesmo ali debaixo dele), o arcebispo de Viena Cardeal Christoph Schoenborn, que pediu esta semana uma avaliação honesta de questões como o celibato e a educação dos padres para erradicar as origens dos abusos sexuais.

Christoph disse, enquanto os padres católicos são instados a permanecer calibatários, os clérigos muçulmanos são supostos casar e a iniciar as suas esposas nos prazeres da carne (sem ser de porco). Em muitos lugares do mundo muçulmano, especialmente onde o povo é pobre e estúpido, o imã local é a pessoa que muitos procuram para orientação em questões relacionadas com sexo, casamento e ovelhas.

Sem comentários: