segunda-feira, maio 09, 2011

Do respeito e bom senso



Ele há uma expressão cuja compreensão é essencial ao bom funcionamento de qualquer relação: “dar-se ao respeito.” É para mim, acima de tudo, uma questão de bom senso. Saber até onde posso ir, em questões de intimidade, opinião ou crítica, brincadeira, contacto físico, etc. Tal como é importante que as pessoas saibam até onde podem ir na sua relação comigo. Ainda assim, por vezes, há limites que são ultrapassados. Nessas alturas, há que assumir o abuso, pedir desculpa por tal e não reincidir.

O que acho lamentável são aquelas pessoas cujo ego desmesurado lhes eclipsa qualquer noção de bom senso e que, exigindo muito e bonito respeito dos demais, não se dão ao mesmo. É a importância que lhes damos o que as alimenta e que define o nosso lugar na sua hierarquia de fiéis seguidores. Pois, para mim, simplesmente não importam. Não contem com nada de mim excepto uma boa dose de desprezo e a avaliação do seu justo valor: zero.

Sem comentários: