quinta-feira, maio 19, 2005

Islão

Esta semana ouvi uma história intrigante, uma conhecida minha converteu-se ao Islamismo. Fiquei tão curiosa em saber porquê que uma mulher ocidental, com acesso a informação e liberdade de expressão física opta por se converter a uma religião que começa por impor restrições na forma de vestir e coloca as mulheres na base da hierarquia social.
Confesso que me impressiona qualquer atitude extremista face a religião, desde o padre que diz que é preferível matar uma criança de 5 anos ao aborto até aos muçulmanos que estão dispostos a sacrificar a sua vida a favor de uma crença.
Não deixa de ser irónico o facto de a fonte de salvação ser também uma grande causa de morte por esse mundo fora.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para perceber mais sobre o Islão, que tal uma visita a Mértola até Domingo? Está a decorrer a feira islâmica e tem colóquios, onde penso que cabem essas questões. E tem um souk e o cheiros e as comidas de outras paragens.

anoeee disse...

"Nós Ibéricos, somos o cruzamento de duas civilizações - a romana e a árabe.
Somos, por isso, mais complexos e fecundos...
Vinguemos a derrota que os do Norte infligiram aos Árabes nossos maiores.
Expiemos o crime que cometemos, ao expulsar da Península os árabes que a civilizaram".
F. Pessoa

Lu disse...

Não fui a Mértola, fiquei presa na areia da praia deserta!
Troquei o cheio das comidas de outras paragens pelo cheiro fresco do mar.
Mas viajei na mesma pelos mistérios da Pérsia e Babilónia!