quarta-feira, novembro 30, 2005

Noite encerrada



A noite vai-se fechando. Num momento cruzam-se sons vagos e algo sucede que a cidade cala, alarga-se o medo como um rio, os contornos encolhem-se e o horizonte tenta fechar a porta, cada vez mais frio, menos sol, cada noite escura, deixa a vida um pouco mais deserta.

Triste, sim, mas não com a tristeza suáve nem com qualquer sentimento egoísta, mas apenas com o ânimo deprimido de quem se vê no meio da multidão que entra e sai do metro, percebe o seu corpo como apenas mais um. Esquecendo-se que não é o corpo que interessa.
Baixo, em baixo. Ruas de tons sombríos, esse cinzento da cidade, cor de tumores ou escória.
Mais que de anoitecer, era um céu de dezembro, quando o dia nasce apenas para dar lugar ao crepúsculo, e este à longa noite. A brisa acalmou, vão-se perdendo os vermelhos e dourados das folhas e despem-se as árvores, ramos cinzentos, imóveis e de ramos aguçados, pontas que incharão ao longo do inverno guardando-se para um tímido sol quando o inverno se chamar primavera.

5 comentários:

black_bri disse...

Nem sempre quero observar essa noite. Fecho a janela da minha casa. Fico no meu canto, fecho os olhos e deixo-me divagar por outros pensamentos... Já não é a primeira vez que essa noite de aterroriza...

Unknown disse...

Eu tento não me deixar intimidar pela noite. Regra geral há sempre um cd para me fazer companhia.

black_bri disse...

Eu também tenho sempre um cd para me fazer companhia. Mas já pensas-te que alguma pessoas arranjam fobias a certas coisas....
Uma delas pode ser a noite escura e só. E que levaram algum tempo para curar a tal fobia. E agora de vez em quando têm de se fechar um pouco. Porque têm medo que aesse estado de ansiedade que provoca ataques de pânico podem voltar...

Unknown disse...

A escuridão sempre me colocou em alerta. Por vezes tenho a sensação de que esconde algo, e, quase sempre, acabo por descobrir que é a própria escuridão que nela se esconde.

1 música a propósito: "Darkness", Human Leage.

Anónimo disse...

Só para lembrar que por estas noites a escuridão anda apaixonada pelas luzes de Natal. Não há o que temer, podemos escutar os cd's internos!