Esta teoria foi apresentada em 1975 por William Hartmann numa publicação sobre a origem da lua. Esta teoría surgiu como uma alternativa às teorias dos anos 70, pretendendo explicar a génese do nosso satélite com base na informação recolhida pelas missões Apollo.
Fundamenta-se principalmente na semelhança entre os componentes da superfície terreste com os lunares. O processo poderá resumir-se:
1. A "Proto-Terra" (Terra ainda em formação) é bombardeada por diversos corpos externos.
2. Um ou vários destes corpos colide com a Proto-Terra, o que provoca o desprendimento de uma grande parte do planeta numa direcção que permite separar-se mas não escapar à atracção gravitacional.
3. Tanto a Terra como a Lua terminam o seu processo de formação configurando-se no sistema Terra - Lua que hoje conhecemos.
Explicará isto a estranha relação de alguns terráqueos com a Lua? E os cães e os lobos? Serão uivos de saudades?
3 comentários:
são leis da física
a ciência acaba com a imaginação
ainda bem
Claro que a ciência não acaba com a imaginão. Ainda a estimula mais. Porque ainda não sabemos tudo. Longe disso...
A lua é bonita! E a de Agosto ainda é mais bonita e gorda. Principalmente agora, durante este ano, que a lua está mais perto da terra.
Vai ser um verdadeiro baby boom.
Ele há muitas coisas que não se explicam à luz da ciência. Antes pelo contrário, por vezes a luz da ciência encadeia e, tal como traças, acabam os racionalistas queimados nas lâmpadas.
Enviar um comentário